Pitbull Tradicional vs Moderno, dois termos usados para caracterizar e diferenciar o método de seleção do American Pitbull Terrier, também chamamos de APBT. Veja as diferenças.
O termo “tradicional “é equivalente ao termo em inglês “gamebred”, que significa selecionado no combate entre cães. “Game” de gameness, ou seja a qualidade do cão de nunca desistir, e “bred” de selecionado/reproduzido, ou seja, um cão selecionado através do teste de resistência em rinhas.
Portanto, o termo “tradicional” é aplicado, testado e aprovado no combate, ou aos cães que são de linhagens consagradas nos combates.
De modo simples, a linhagem é a árvore genealógica do cão. Quando se fala de qual linhagem um cão pertence, estamos falando à qual família ele veio. Só temos como saber qual linhagem um cão pertence, se tivermos como saber quem foram seus ancestrais. E a única forma de saber é através do certificado de pedigree, o documento que registra a árvore genealógica do cão.
Todo Pitbull de procedência, em algum momento teve início no combate, e seus antepassados estavam dentro do ringue. O “esporte” do combate entre cães foi onde surgiu a raça, funcionando como meio e objetivo principal de seleção de exemplares por muito tempo. Ou seja, uma prática tradicional da raça, embora hoje ilegal.
Tradicional vs Moderno
Os pitbulls são classificar em dois grupos, duas linhagens, não por diferenças físicas, porque não há tantas, mas sim pelo critério de seleção diferentes, que foram desenvolvidas para objetivos diferentes.
O termo “moderno”, refere-se aos métodos usados por criadores atuais para selecionar seus cães. Como o combate entre cães tornou-se proibido em muitos países, inclusive no Brasil, foi necessário desenvolver novos métodos de seleção para o Pitbull. O esporte é uma alternativa para manter viva algumas características da raça. Existem muitas competições como por exemplo, o pitgameness ou gamedog em que os cães puxam peso, fazem escalada, salto livre, entre outras variações de exercícios físicos. Certamente, existe ainda na linhagem moderna, os campeonatos de conformação em que os cães são julgados por sua beleza, e por atender aos padrões descritos para a raça.
A diferença no método de seleção pode trazer variações no comportamento dos indivíduos. Uma vez que no método tradicional, os cães apresentam maior aversão a outros cães. Assim como, os cães selecionados pelo método moderno podem apresentar maior tolerância no convívio com outros animais. Mas, isso vai variar de cão para cão.
Linhagens tradicionais:

Linhagens tradicionais, que também podem ser chamadas de linhagens de combate, linhagens de trabalho, ou Gamedogs. São as linhagens que foram criadas e desenvolvidas no mundo dos combates entre cães, ou seja, os cães destas linhagens foram selecionados nos combates e desenvolvidas para as rinhas. Os melhores cães de combate, os que demonstravam possuir Gameness, eram acasalados, para produzir bons filhotes para a mesma função. Como a rinha de cães é proibida, apesar de alguns criadores ainda utilizarem estas linhagens nos combates, estes cães estão sendo redirecionados para outras funções, como caça de animais de grande porte e competições esportivas, como weight pulling, gamedog, etc.
Linhagens modernas:

Linhagens “modernas”, também chamadas de “Linhagens de conformação”. São as linhagens mais recentes. São descendentes de algumas linhagens tradicionais, ou seja, descendem de cães de combate, porém não foram desenvolvidas para os combates. As linhagens modernas foram criadas entre os anos 1970 e 1980 para competir em provas de conformação física. A beleza é uma das suas características, embora também possa ser usada em funções como caça, esporte e obediência. Dentre as linhagens modernas, uma das mais apreciadas é a Lar-san, que é conhecida por unir beleza e autenticidade. Sua primeira geração ficou conhecida por cães que participaram com sucesso em competições de weight pulling.
Tratando-se de identificar o Pitbull moderno vs tradicional, o julgamento pela aparência nunca é a forma mais segura de se identificar. As pessoas confundem o “tradicional” relacionam-se a cães magros e finos. Uma vez que a seleção/criação de cães de combate se foca apenas em temperamento e desempenho, a aparência é o que menos importa.
Esse estudo é uma introdução simples sobre o termo Tradicional e Moderno, e está destinada aos leigos. Esse assunto é muito mais profundo.
Espero que você tenha gostado dessa breve introdução.
Para mais assuntos relacionados a diversos assuntos e raças, acesse nosso nosso BLOG!