Adestramento de cães tem muitos benefícios, além de garantir um ótimo comportamento, menos estresse, você terá um cão muito mais feliz e calmo. Com um cão obediente, a vida com um pet ficará mais gratificante.
No entanto, é preciso entender que cada cão tem seu tempo, dependendo da idade, raça e personalidade, mas todos cães podem aprender. Com paciência, conhecimento e estratégia você também pode ensinar seus cão.
Preparamos este artigo para você entender como funciona o adestramento de cachorro, e como iniciar os primeiros comandos. Confira!

Por que devo adestrar meu cachorro?
O adestramento para cães ensina o animal a ter disciplina e acaba com comportamentos inadequados, melhorando a convivência entre os humanos e os animais. Para que um cão aprenda um comando ou modifique o comportamento, é necessário um adestramento contínuo e organizado.
O adestramento é repetições de ações, que são fixadas no cachorro através de uma recompensa, consolidando os ensinamentos.
As técnicas mais utilizadas para adestramento são de reforços positivos. Ou seja, ao realizar a tarefa, o cão é recompensado com algo que ele goste, pode ser comida, carinho ou palavras. Assim, o cão assimila a recompensa com o acerto e aprende mais rápido.
A obediência não apenas reduz o comportamento indesejado, mas também torna o cão mais sociável, e melhora as relações com as pessoas e outros animais.
Quando começar a adestrar?
O adestramento é recomendado para todos os cães, independente da idade, ou raça. Os filhotes têm maior habilidade , pois estão aprendendo a se relacionar com o ambiente ao seu redor. Já os cães adultos e idosos, podem ser um pouco mais lento, mas por serem mais calmos que os filhotes, terão mais atenção e foco aos comandos do adestrador.
Ter a ajuda de um profissional para adestrar é muito bom, é claro. As orientações de quem tem experiência e atua na área são essenciais para o adestramento. No entanto, o próprio tutor pode ensinar os primeiros comandos.
Primeiros comandos do adestramento de cães
Cada cão tem sua própria personalidade, e o comportamento varia de cada cão. Por isso, é necessário considerar fatores como raça, idade, temperamento e criação ao treinar seu animal de estimação.
O ensino deve ser gradual, então seja paciente e comece com comandos simples. O aprendizado deve ir evoluindo à medida que o aprendizado do cão progredir. Para você começar a adestrar seu cão, ele vai precisar de muitas repetições. Como falamos, a forma mais usada e fácil de incentivar seu cão é por recompensa. Sempre que fizer o exercício correto, dar uma recompensa como um carrinho, um elogio, ou um petisco. Assim ele vai mentalizar que o que ele fez foi bom.

Comando sentar
O sentar é muito fácil e muito útil, pois é bem natural do cachorro sentar para esperar a comida, então com um petisco na mão, se aproxime do cão e chame sua atenção com o petisco. Segure o petisco próximo do focinho e vá levando para a parte de trás do cão. Ele automaticamente sentara para acompanhar o petisco, assim que ele sentar, diga senta e dê o petisco. Repita o movimento sempre falando a palavra senta, depois vá se afastando um pouco do cachorro. Lembrando que esse exercício deve ser feito gradualmente, um pouco por dia, até o cachorro aprender bem o comando.

Comando Ficar
O ficar é um comando extremamente importante e bem simples de ensinar depois que você ensinou o senta. Mantenha a atenção do cão, ele deve manter se parado. Mostre a palma da mão e diga a palavra “fica”, vá se afastando lentamente e repetindo a palavra. Faça um passo e volte e dê um petisco se caso ele ficou no lugar. Caso o cão te siga, retorne ao ponto de origem e repita o processo novamente.
Repetição no adestramento de cães
O processo de adestramento leva tempo, deve ser repetido para que o cão entenda e aprenda o que o dono deseja, contudo, os treinos não devem ser muito longos, para não fazer com que o cão perca a atenção.
Cada cão tem seu tempo de aprendizado, e o empenho do tutor é muito importante. Lembre-se que um cão adestrado é saudável, pois, além de obedecer ao dono, ele ainda estará mais apto a socializar com outras pessoas e cães, fazendo do passeios calmos e agradáveis.
Gostou do nosso artigo? Temos muitas informação sobre cachorro, acompanhe nosso BLOG!
Siga-nos também no youtube.
