Alimentação Natural para cães e principais benefícios
Veja os benefícios da alimentação natural para cães e entenda os principais pontos, mitos e como iniciar na alimentação natural que seu bichinho vai amar.
Uma frase conhecida para quem busca boa alimentação é “desembalar menos e descascar mais”. Quem em pleno século XX não está pensando em sua saúde, e qualidade de vida. E com seus animaizinhos não seria diferente. Com a praticidade das rações secas, com suas embalagens encantadoras, a alimentação saudável acaba ficando fora do alcance dos pets.
Porém a alimentação natural para cães trata-se de uma dieta com ótimos níveis de proteína animal, gorduras, carboidratos não inflamatórios de baixo a moderado índice glicêmico e enriquecida com legumes, verduras e hortaliças. A seguir, vamos contar quais são os benefícios da alimentação natural para animais de estimação.

Veja os benefícios da AN para Seu Pet
- A alimentação natural ou AN como chamamos, podem ou não passar por um processo de cozimento, isso irá proporcionar ao pet uma maior qualidade de nutrientes e melhor aproveitados pelo sistema digestivo.
- Os alimentos naturais são muito mais saborosos para nossos peludinhos. E isso posso afirmar com toda certeza. Você nunca mais vai precisar insistir para seu cãozinho comer tudo.
- Como para nós, o alimento também é o combustível para os animais. A alimentação natural contém as proteínas, carboidratos e todos os nutrientes que os animais precisam para o dia a dia, com isso a energia e vitalidade do seu bichinho vai melhorar muito.
- Sabemos que comer bem significa saúde e qualidade de vida, e como resultado temos menos doenças, menos consultas a veterinários e uma vida mais longa aos nossos peludos.
- Além da alimentação natural apresenta vários benefícios para os pets que possuem alergias, obesidade, problemas de pele e problemas digestivos. Ela também auxilia no tratamento de doenças renais, endócrinas e oncológicas. Doenças caracterizadas por uma reação adversa do organismo diante de alguns alimentos ou aditivos ingeridos, como corantes artificiais, aromatizantes e conservantes.
- O cálcio contido na alimentação natural é muito bom para os ossos e dentes. Com o equilíbrio de gordura boa, o sistema cardiovascular do animal funcionará melhor, e você terá um cachorro muito mais feliz.
- Devido ao seu elevado teor de água nos alimentos naturais, os pets se mantêm muito mais hidratados. E você terá um cachorro com um pêlo mais bonito e com menos queda.
Mitos sobre alimentação natural
Alimentação natural para cães não é dar resto de comida, misturar arroz e resto de frango que sobrou do almoço. A composição deve ser feita por um veterinário nutricionista. Pois cada animal tem uma necessidade diferente, conforme seu tamanho, idade e raça.
Nem todos os alimentos podem ser dados aos cães, existem alguns poucos alimentos e frutas que não são permitidos para o cão. Por exemplo, a uva, chocolate, cebola, feijão e produtos em conserva, podem fazer mal em excesso.
Carne crua pode? Sim, o cachorro é por natureza carnívoro. Os sistemas de nossos animais de estimação são projetados para digerir esse material. Uma refeição com carne crua, balanceada que disponha de todos os nutrientes deixará mais saudável e menos propenso a contrair doenças.
Outro mito sobre a alimentação Natural, é que ela pode levar à formação de tártaro. Contudo, a verdade é que a formação de tártaro em cães decorre da falta de escovação dos dentes, independente do tipo de alimento ingerido. Uma boa opção, para limpeza de tártaros é os ossos grandes e crus, e sempre fazer a escovação dos dentes.

Devo mudar para Alimentação Natural?
Após a pandemia, as pessoas estão buscando cada vez mais por um estilo de vida mais saudável e acabam fugindo de alimentos industrializados. E é comum que esse estilo de vida acabe refletindo também na forma de cuidar dos animais de estimação.
Um documentário muito interessante de se assistir é o Pet Fooled, gravado em 2016, o documentário relata a falta de transparência na indústria de alimentos secos para animais. Com entrevistas de veterinários e tutores cujos animais morreram com a contaminação do glúten de trigo que matou milhares de cães e gatos nos Estados Unidos em 2007.
E aqui no Brasil estamos passando por um caso semelhante de contaminação de petiscos. Esses são alertas que devemos prestar atenção para quais alimentos estamos dando para nossos pets e quanto vale a vida deles? São pontos a refletir.
Hoje em dia já se vê muita gente falando sobre o assunto, se vê muitos vídeos no youtube, veterinários indicando a AN, existem muitos cursos para aprender sobre, o acesso está muito mais fácil a informação. As pessoas estão mais preocupadas com saúde e bem estar de seus peludos.
Minha opinião é sim. Se você puder, ter dedicação e amor, mude. Você verá a diferença no seu animalzinho.
Como iniciar na Alimentação Natural
Primeiramente, você precisa ir até um veterinário com seu cão para fazer os exames necessários, e analisar a saúde de seu bichinho. Cada cãozinho tem uma necessidade dependendo do seu tamanho, idade e raça. A opção mais simples é cozinhar para o seu animal em casa, assim como você cozinha para a sua família, usando alimentos da mesma qualidade nutricional.
Sabemos que esta alternativa pode ser difícil de colocar em prática, considerando que estamos cada vez mais ocupados no dia a dia, e muitas vezes nem mesmo temos tempo para fazer uma refeição saudável para nós mesmos.
Mas se você começar a AN ao seu animal de estimação, você notará as mudanças positivas instantaneamente. Imagina o que pode fazer a longo prazo.
Aqui você encontra o curso ensinará tudo o que você precisa saber sobre o Universo da Alimentação Natural para Cães, de um jeito muito fácil e prático! Inclui explicações técnicas sobre o tema, listas de alimentos que podem ou não podem ser dados com o Médico Veterinário Edgard Gomes.
Aqui você encontra o livro do Médico Veterinário Edgard Gomes, disponível para Kindle no livro você vai aprender a calcular a Dieta Crua com Ossos, Crua sem Ossos e Cozida para cães saudáveis. Além disso, vai aprender sobre abordagens naturais de cuidados com cães.
Entende se que a vida é corrida, mas nada que organização e amor não resolva.

Dica
Faça uma grande quantidade, e separe em porções, depois congele. Cada dia você retira a refeição do dia, ela fica sempre fresca.
Uma boa alimentação com certeza nos torna pessoas melhores, devido ao bom funcionamento do nosso corpo, e com os animais não poderia ser diferente. Pense o quanto de amor a mais você terá, e quantos anos de qualidade de vida seu peludo poderá ter ao seu lado. Com certeza você terá uma maravilhosa recompensa!
Espero que essa matéria tenha lhe ajudado. Se tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários.
Veja mais sobre matéria sobre a AN em nosso blog!