Você já se perguntou qual é a diferença entre um Amstaff vs Staffy? Temos dois cachorros muito parecidos, não apenas no nome, mas muito parecidos em termos de aparência também. Mas, eles são basicamente o mesmo cachorro, ou tem diferenças? Para descobrir isso, é importante começarmos examinando as origens de cada raça, e como elas chegaram a ser como são hoje.

STAFFORSHIRE BULL TERRIER
Vamos começar falando sobre o Staffordshire Bull Terrier, e voltar para a Inglaterra do início do século 19. Naquela época, as classes baixas tinham poucas opções de lazer. Um dos poucos passatempos que eles desfrutavam, eram os esportes sangrentos envolvendo animais. Um desses esportes populares era a caça aos touros, e o cachorro utilizado eram os antigos bulldogs Inglês, que eram muito diferentes dos que vemos hoje.
A origem do Staffordshire Bull Terrier, começa com a transição dos esportes sangrentos ilegais, que envolviam animais maiores, como touros, para animais menores que eram mais fáceis de esconder, como ratos e briga entre cães.
Durante essa transição, os criadores buscaram desenvolver um cachorro mais rápido e ágil, incorporando Terriers à mistura de raças.
O cruzamento entre o antigo Bulldogs, e Terriers, resultou na criação do Bull-and-Terrier, que se dividiu em diferentes vertentes, na Irlanda e Inglaterra. A vertente de Cradley Heath, mais compacta e robusta, foi a base para a criação do Staffordshire Bull Terrier. Inicialmente ele ficou conhecido por vários nomes, até que finalmente foi chamado de Staffordshire, em homenagem ao seu condado natal, em 1935, quando a raça foi oficialmente reconhecida pelo The Kennel Club inglês. Essa conquista foi possível graças aos esforços de um grupo de criadores, entre os quais se destacou Joe Mallen, considerado o “pai da raça”.

AMERICAN STAFFORDSHIRE TERRIER
Em 1845 os Ingleses levaram essa mistura de Buldogue com Terriers para os Estados Unidos, onde logo se tornou popular. Lá, embora ainda fossem usados para lutar, também eram usados para pastorear o gado, caçar porcos, e guardar a casa e o lar. Esse novo cão criado nos Estados Unidos, foi denominado como Pitbull Terrier, devido à lutarem dentro de pits, e mais tarde recebeu o nome de American Pitull Terrier. Em 1898, a raça foi oficialmente reconhecida pelo United Kennel Club (UKC).
Conforme a crescente popularidade e sucesso dos pitbulls, o AKC, o maior kennel clube dos Estados Unidos, decidiu registrar alguns exemplares em 1936. No entanto, para evitar associações com rinhas de cães, o AKC decidiu registrar a raça com um nome diferente, e impôs algumas restrições no uso desses cães. A princípio, tentaram registrá-los como “American Bull Terriers”, mas isso foi vetado pelos criadores de Bull Terrier Inglês, que temerão a associação de seus cães a animais de briga. Após algumas discussões, o AKC optou por adotar o nome Staffordshire Terrier, alegando que a raça era originária do condado de Staffordshire, na Inglaterra, e tinha parentesco com o Staffordshire Bull Terrier britânico. Para estabelecer o padrão da raça, a comissão liderada por Wilfred T Brandon, usou principalmente cães da famosa linhagem Colby.
Amstaff vs Staffy
Em 1972, o nome foi revisado para a American Staffordshire Terrier, para realmente ser capaz de diferenciar do inglês Staffordshire Bull Terrier.
Essa é a história da origem dessas duas raças maravilhosas , baseada em muito estudo. Gostaria de esclarecer que é impossível afirmar a exata origem dos cães que hoje conhecemos, pois existem algumas controvérsias em algumas histórias. Nesse breve resumo, compartilho a versão que consideramos a mais coerente.
No que se refere às características comportamentais, ambos os cães são conhecidos por serem carinhosos e amigáveis, com seus tutores e outras pessoas. É importante destacar que a agressividade não é uma característica da raça em si, mas sim o resultado da criação inadequada e da falta de responsabilidade do tutor.
Até mais!