Socializar Pitbull com outros cães pode ser um desafio. A verdade é que eles são uma raça muito amorosa com sua família. E assim como com qualquer raça, para ter um bom cão, é preciso ser um tutor responsável.
Embora os Pitbulls possam ser cães amorosos e gentis, quem tem um Pitbull, sabe que junto com ele vêm sua reputação de mal. E como proprietário de um PitBull, há muitas coisas que você precisa ter em mente, especialmente a tendência da raça de ser um pouco intolerante com outros cães. No entanto, nem todos os Pitbulls irão exibir essas características. Porém, esse comportamento é muito mais sério vindo de um Pitbull do que outras raças sem o estigma associado. As tendências agressivas do Pitbull podem ser vistas como um incômodo, ou pior, um perigo.
Alguns Pitbulls simplesmente não se dão bem com outros cães, já outros podem se dar bem apenas com cães do sexo oposto ou com alguns cães selecionados. Isso é fato. Contudo, ter um cão agressivo pode causar muitas preocupações para os donos. Muitas vezes pode ser um desafio levar seu cão para passear ou levá-lo a qualquer ambiente público quando você está sempre preocupado em se aproximar de outros cães. E acaba estressando você e seu cão.
Mas, há esperança. Muitos cães respondem positivamente a diferentes técnicas e programas de treinamento.

Os Pitbulls são agressivos com outros cães?
Alguns Pitbulls foram selecionados e criados por sua capacidade de luta. Isso significa que eles podem ser mais propensos do que outras raças a lutar com cães. Isso não significa que eles não possam estar perto de outros cães ou que sejam imprevisivelmente agressivos. Seu cão pode estar agindo de forma agressiva por vários motivos.
Medo
Os cães podem ser agressivos quando estão com medo. Seu cão pode ter tido uma experiência negativa no passado, estado em uma situação abusiva ou simplesmente não teve exposição suficiente a outros cães . Todas essas experiências podem levá-los a sentir medo.
Ansiedade
Assim como os humanos, quando os cães experimentam mudanças em seu ambiente, como se mudar de casa, ou um novo animal de estimação em casa, eles podem se sentir ansiosos . Se eles têm problemas para expressar essa ansiedade, pode sair como agressão.
Dor
Se o seu cão está com dor, ele pode expressar isso com agressividade.
Posse
Os cães podem se tornar agressivos quando sentem que seus pertences estão em perigo . Eles podem sentir a necessidade de proteger seu território, brinquedos ou até mesmo seus humanos. Também é comum que os cães tenham agressão alimentar em relação a outros cães porque se sentem possessivos.
Necessidade de Domínio
Os cães sentem a necessidade de estabelecer uma hierarquia, e sempre há um cão alfa. Quando alguns cães sentem uma ameaça ao seu domínio, eles podem se tornar agressivos.
Tipos de agressão
Existem sinais claros de que um cão é agressivo com outro cão. Se o seu cão exibe algum dos seguintes comportamentos em relação a outro cão, provavelmente está mostrando sinais de agressão.
- Latindo
- Postura rígida
- Rosnando
- Mostrando os dentes
- Pulando
- Mordendo
- Beliscando
Se você acha que seu cão precisa ser socializado, você está no lugar certo. Continue lendo para saber como ajudar seu cão a fazer amigos, tanto caninos quanto humanos.

Treinamento básico
Você pode começar o treinamento básico de obediência em casa ensinando “sentar”, “ficar”, “deitar” e vir quando chamado. Ensinamos esses comandos básicos aqui no blog, veja a matéria. Os pitbulls aprendem rápido e, assim como outras raças, respondem melhor ao treinamento de reforço positivo. Como os pitbulls são excelentes em prestar atenção, eles se saem bem com o treinamento com clicker, um método que usa um som de clique para marcar um comportamento desejado seguido de um petisco.
A socialização precoce
De acordo com especialistas comportamentais do AKC, as experiências de socialização de um filhote em seus primeiros meses de vida moldaram permanentemente sua personalidade futura e como ele reagirá em seu ambiente como um cão adulto. Ao expor lentamente seu filhote a uma grande variedade de pessoas, lugares e situações, você estará ajudando a transformá-lo em um cão feliz, confiante e amigável.
Você pode socializar um pitbull mais velho?
Ao contrário do que se imagina, é possível socializar um cão adulto. Vemos isso acontecer o tempo todo!
Socializar qualquer cão com outros da mesma espécie pode variar de simples a complexo. Infelizmente, nem todo Pitbull achará necessário ou convidativo brincar com outros cães, mas com bastante trabalho, eles podem ser ensinados a tolerar os outros cães de maneira tranquila. Para evitar problemas mais tarde, no entanto, é recomendável que você comece a socializar seu Pitbull ainda filhote, e continue essa socialização por toda a vida.
Mas mesmo que seu cão já não seja mais um filhote, ainda existem maneiras de ajudar um Pitbull adulto a se ajustar à presença de outros cães sem causar problemas. Esteja preparado para passar vários meses socializando, pois é um processo complexo que exige muito trabalho para ser bem-sucedido.
Acima de tudo, apresente-o com cuidado e devagar, certificando-se de que todo o comportamento e brincadeira seja amigável e apropriado. Brincadeiras de Pitbulls podem ser emocionantes, então sempre observe os cães e saiba quando interrompê-los e dar a eles uma chance de se acalmar. Como acontece com outras raças, os Pitbulls mais velhos podem não ser tão tolerantes com cães mais jovens e mais ativos. Você deve intervir antes que a brincadeira se torne mais séria. Aliás, aprenda a ler a linguagem corporal do seu cão e nunca o force a interagir com outros cães se ele se sentir desconfortável fazendo isso.
Começando
Antes de levar seu Pitbull perto de outros cães, certifique-se de que ele esteja devidamente vacinado. Se acaso ele mostrou algum sinal de uma possível mordida, considere usar uma focinheira para evitar um acidente. Além disso, invista em uma coleira forte para manter o controle. Prevenir encontros perigosos deve ser primordial, mesmo que não tenha sido seu cão que iniciou o confronto.
Sempre leve um petisco que seu Pitbull gosta. Tente não usar petiscos grandes, ossos ou brinquedos que possam ser motivos de disputas, instigar a agressão territorial e piorar a situação. Os petiscos devem ser pequenos o suficiente para comer em uma mordida.

Procedimento INICIAL – filhote
1 – Iniciar após as vacinas
Para dar ao seu Pitbull a melhor chance de se dar bem com outros cães, comece assim que seu veterinário permitir o passeio após as vacinas. A socialização precoce pode dar ao seu cão a vantagem necessária para evitar o desenvolvimento de agressividade mais tarde.
2 – Datas de brincadeira
Comece com amigos que possuem cães amigáveis e calmos para pôr em contato com seu Pitbull um companheiros de brincadeira ideais.
3 – Mantenha o encontro positivo
Observe seu cão em busca de sinais de estresse ou medo. Se ele começar a exibir esses comportamentos, retire-o da situação para acalmá-lo.
4 – Mude sua experiência
Dê ao seu cão a oportunidade de ver cães em lugares que não sejam sua casa. Seja cauteloso em áreas onde os cães estão sem coleira. Nunca permita que seu cão se aproxime de outro cão sem conhecimento prévio do temperamento do outro cão.
5 – Aproveite as oportunidades
Procure oportunidades para o seu cão conhecer outros cães amigáveis, seja em uma aula de treinamento, na coleira em um parque ou em uma área pública para cães, como uma loja de animais. Essas experiências devem continuar ao longo da infância e da idade adulta.

Procedimento TOLERÂNCIA
1 – Reconheça os limites do seu cão
Nem todo cachorro ama outros cachorros. Mas você pode ensiná-lo a tolerá-los por perto. Saiba quando seu cão terminou de socializar e saiba quando removê-lo da situação.
2 – Mantenha distância
Se o seu Pitbull não gosta muito de outros cães, tente não se aproximar muito deles. Sempre mantenha alguns metros entre você e o outro cão, e mais se o seu cão ainda estiver desconfortável.
3 -Trabalhe a obediência
Peça ao seu Pit Bull para executar alguns comandos de obediência, para ele se distrair enquanto outros cães estiverem por perto. Recompense-o por manter o foco em você.
4 – Se esforce
Comece com pouca distração, como um cachorro que está longe. Recompense seu Pitbull com petisco ou elogios quando ele ignorar o outro cão. Pode levar alguns dias, mas gradualmente vai se aproximando cada vez mais de outros cães, recompensando cada vez que seu cão se concentrar em você. Se ele começar a perder o foco, volte para onde foi bem-sucedido pela última vez e tente novamente.
5 – Aceite a personalidade do seu cão
Alguns cães são apenas para serem amantes de pessoas. Nunca force seu Pitbull a interagir com outros cães se ele estiver claramente desconfortável. Considere consultar um especialista, comportamentalista ou treinador se for absolutamente necessário, caso contrário, esteja pronto para aceitar que seu cão pode nunca se dar bem com outros cães. Por outro lado, em vez disso, você pode incentivar a socialização com as pessoas, se é isso que ele prefere.

Procedimento REFORÇO
1 – Conheça os limites do seu cão
Se o seu Pitbull estiver nervoso com outros cães, faça alguns testes para ver o quão perto outro cão pode estar antes que ele fique desconfortável. Não coloque seu cão em perigo para fazer isso. Portanto, você só deve fazer com que outro cão se aproxime o quanto for necessário para obter uma pequena reação do seu cão.
2 – Exercite-o primeiro
Seu cão pode ser mais propenso a reações negativas quando tiver energia acumulada. Aliás, um cão cansado pode ser mais relaxado e calmo. Faça uma longa caminhada ou corrida antes de se encontrar com outros cães. Isso pode ajudar a eliminar o estresse.
3 – Reforce o bom comportamento
Se o seu cão estiver exibindo sinais de bom comportamento, como um rabo abanando alegremente, posturas de brincadeira ou fungadas educadas, ofereça-lhe um petisco. Desse modo, as reações a outros cães serão boas e você quer atribuí-las a coisas boas.
4 – Encontre-se em terreno neutro
Alguns cães podem ser territoriais e menos propensos a serem gentis com outro cão quando se aproximam de suas casas. Traga seu cão para um território neutro que seja seguro para animais de estimação.
5 – Mantenha as coisas divertidas
Certifique-se de que seu Pitbull esteja de bom humor para conhecer outros cães. Se ela estiver mostrando sinais de estresse ou medo, volte até onde ele estava relaxado e tente novamente. Ofereça petiscos toda vez que ele estiver se comportando com calma e elogie bastante antes de abrir caminho para outros cães mais uma vez.
6 – Nunca puna o mau comportamento
Repreensões verbais ou correções físicas podem criar associações negativas com outros cães. Nunca use punição para abordar as respostas do seu Pitbull a outros cães.
7 – Tenha cuidado com cães com problemas de comportamento
Apresente seu Pitbull a cães bem educados e amigáveis com a permissão do dono. Nunca permita que seu cão se aproxime de outro sem permissão do dono ou sem saber como o outro cão reagirá. Evite parques para cães por esse motivo.

Evite parques públicos para cães
Os adestradores profissionais tendem a concordar que os parques públicos para cães não são o melhor lugar para socializar os cães. Embora a maioria dos tutores de animais possa ser responsável e seus cães bem treinados, sempre há alguns que não são. Em vez de ir ao parque, você pode organizar grupos de brincadeira menores com cães bem-educados que se dão bem com seu Pitbull. E, claro, sempre supervisione a brincadeira para que você possa interromper a diversão se ficar muito agitado.
Lembre-se que, além do treinamento e da socialização, seu Pitbull precisa de pelo menos 1 hora de exercícios diários para mantê-lo saudável e feliz. Aliás, você pode fornecer estimulação mental usando brinquedos interativos, de distribuição de alimentos, ensinando truques e jogando bolinha. Um Pitbull calmo, amigável e bem treinado pode servir como embaixador e ajudar a combater preconceitos e equívocos sobre a raça.
Dadas suas circunstâncias históricas, os Pitbulls podem ser menos tolerantes com cães do que outras raças. No entanto, os donos de Pitbulls devem entender que seus cães podem não se dar bem com todos os outros cães. Muitos cães são ótimos com outros cães e gostam da companhia de outros cães. Alguns cães se dão bem apenas com cães do sexo oposto, outros se dão bem com cães com os quais foram criados, mas são intolerantes com cães novos. Já outros cães são tolerantes com outros cães, exceto em circunstâncias limitadas, como ao cumprimentar uma nova pessoa. E outros não aceitam nenhum tipo de animal. Tudo isso nos leva a refletir que os cães são indivíduos e devem ser tratados como tal.

Responsabilidade do Tutor
Por fim, os donos precisam entender o nível de aceitação de outros cães de seu cão em particular e gerenciar seu cão adequadamente quando estiver perto de outros animais.
O nível de tolerância de um cão pode mudar ao longo de sua vida, e os donos precisam estar cientes dessas mudanças para que possam estar conscientes do comportamento de seus cães enquanto estiverem na companhia de outros cães.
Para os donos de Pitbulls, as apostas são sempre mais altas. Embora os Pitbulls possam não instigar uma briga, eles geralmente não recuam. Inevitavelmente, não importa quem “começou”, não importa quais sejam as circunstâncias, o Pitbull sempre será o culpado. Cada incidente em que um Pitbull é culpado coloca em risco nosso direito de possuir esses grandes cães. Mantenha seu cão longe de problemas!
Em conclusão, os donos de Pitbulls devem mostrar bom senso, garantindo que eles não prejudiquem seus cães, colocando-os em situações inadequadas. É responsabilidade de todos os donos garantir o cuidado das necessidades e segurança de seus cães em todos os momentos.
E para finalizar, lembre-se que, agressão animal e agressão humana são dois comportamentos totalmente diferentes e nunca devem ser confundidos. Pitbulls são, por natureza, muito bons com as pessoas. Eles são, de fato, um dos companheiros mais amorosos, leais, amigáveis e dedicados que se pode ter.
Espero que essa matéria tenha lhe ajudado. Se tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários.
Veja mais sobre matéria em nosso blog!
E acompanhe também nosso canal no Youtube.
Muito obrigada. Até mais!