O musculoso mas ágil Staffordshire Bull Terrier mantém os traços de coragem e tenacidade. Felizmente, a boa criação transformou esse ex-gladiador em um companheiro dócil e brincalhão, com um toque especial para as crianças. Com 35 a 45 centímetros, os Staffies não são particularmente grandes, pesando entre 11 a 17 quilos.
A cabeça é curta e larga, com músculos pronunciados das bochechas, e a pelagem justa. Vem em várias cores, vermelho, fulvo, branco, preto, azul ou qualquer uma dessas cores com branco, qualquer sombreado tigrado com ou sem branco. Os Staffies ainda se assemelham aos brigões combativos que uma vez governaram as arenas de luta da Inglaterra.

A história do Staffie
A história do Staffordshire Bull Terrier é relativamente breve no grande esquema da história canina, mas pode ser confundida pelos vários nomes diferentes pendurados na raça em vários momentos. O Bull-and-Terrier, o Patched Fighting Terrier, o Staffordshire Pit-dog e o Tigrado Bull são alguns dos apelidos históricos do Stafford.
Os Staffordshire Bull Terriers estão entre os AKC terriers, como o Bull Terrier e o American Staffordshire Terrier , classificados como “padrão touro”. Todos têm uma história de fundo semelhante. Alguns séculos atrás, nos dias em que apostar no resultado de esportes sangrentos voltados para cães era a moda na Inglaterra, os jogadores criavam cães ferozes para se destacar nesse esporte. O avô dessas raças foi o Bulldog , criado para o espetáculo horripilante da luta com touros.

Os esportes sangrentos proibidos em 1835, mas as apostas em pit-dog continuaram como uma atividade clandestina. Esses fossos ilícitos, geralmente alojados em um porão, longe dos olhares indiscretos da lei, os cães lutavam entre si, no estilo gladiador, ou eram colocados contra um saco cheio de ratos. Os apostadores pegaram os Bulldogs, depois que as lutas com touros passaram, e os cruzaram com terriers rápidos e agressivos. Os resultados foram cães de luta com as mandíbulas punitivas de um Bulldog e o espírito feroz de um terrier.
Aperfeiçoamento
Dentre a profusão de raças assim criadas, a maioria já extinta, o Staffordshire Bull Terrier, aperfeiçoado por um certo James Hinks, de Birmingham, Inglaterra, em meados do século XIX, emergiu como uma das mais bem-sucedidas e duradouras. O nome da raça que finalmente veio para esses corpulentos terriers de crânio largo é uma homenagem ao condado de Staffordshire, onde a raça era especialmente popular.
Depois que o Staffordshire Bull chegou à América do Norte na década de 1880, os criadores desenvolveram uma ramificação mais alta e pesada, o American Staffordshire Terrier, ou AmStaff. Desde então, mais de cem anos de criação responsável transformaram ambas as raças de brigões em companheiros familiares confiáveis.
Estes são verdadeiros companheiros leais, mas o antigo instinto de luta ainda está à espreita, tornando vital que os filhotes Staffie sejam socializados com outros cães para aprender boas maneiras caninas. Então capriche na socialização. Acostume desde filhote a ter convívio com outros cães, gatos e animais que ele possa ter convívio na sua vida. Aqui nos blog temos um post explicando como fazer a socialização, para você não errar. CLICK AQUI

Bem estar do Staffordshire Bull Terrier
O Stafford requer exercícios diários para se manter saudável mentalmente e fisicamente. Este exercício pode ser correr atrás de uma bola, correr ao lado de seu dono, ou apenas uma caminhada longa e agradável. Um adestramento vai te ajudar a ter controle, pois mesmo que seja um cão muito amável, a personalidade terrier existe, a teimosia, a coragem e a determinação é uma característica básica de um bom terrier, e isso para pessoas inexperientes pode se tornar um problema.
O Staff é inteligente, aprende fácil, responde rápido, é protetor e pode ser um companheiro amoroso e divertido. Eles têm um desejo ardente de agradar, e atende facilmente aos pedidos de seus donos. No entanto, lembre-se de que eles foram originalmente criados para lutar contra outros cães, e a maioria manteve um forte impulso de caça. Eles devem ser treinados para controlar seus traços de temperamento para realmente se tornarem um animal de estimação perfeito. É importante que desde o início, um filhote de Staff tenha um treinamento claro e consistente. Eles não devem apenas aprender as regras, mas também aceitar que devem sempre segui-las.
Alimentação
O Staffordshire Bull Terrier deve se dar bem com uma ração de alta qualidade, ou alimentação natural fabricada por você mesmo. Alguns cães tendem a ficar acima do peso, então observe o consumo de calorias e o nível de peso do seu cão. Saiba que essa raça tem alta tendência à obesidade, então cuidado com a qualidade e quantidade.Os petiscos podem ser uma ajuda importante no treinamento, mas dar muitas pode causar obesidade. Aprenda sobre quais alimentos humanos são seguros para cães e quais não são. Aqui no blog temos vários posts falando sobre alimentação natural, leia e compreenda os benefícios que essa alimentação pode trazer para seu cão. Consulte o seu veterinário se tiver alguma dúvida sobre o peso ou a dieta do seu cão.
E lembre-se: Ter um cachorro é uma responsabilidade. Eles dependem de nós para, no mínimo, comida e abrigo, e merecem muito mais. Quando você leva um cachorro para sua vida, precisa entender o compromisso que a posse de um cachorro implica.